Pátria | Fernando Aramburu

by - junho 28, 2020


Pátria conta a história de duas famílias que eram muito amigas, mas que a partir de um ponto, elas se tornam quase que inimigas. Estas duas famílias são comandadas por duas matriarcas, Bittori e Miren, duas mulheres fortíssimas que carregam dentro de si muitas mágoas uma da outra, mas que terão que enfrentar os erros do passado para seguirem adiante.

A história se passa dentro de uma região que fica na fronteira da Espanha com a França e é reivindicada pelo povo Basco. Eles possuem um idioma próprio, o euskara, além de uma cultura distinta do povo espanhol, e lutam por uma separação e independência da região com o reconhecimento do País Basco. Por isso contaram, durante décadas, com a ajuda de um grupo extremista chamado ETA, que foram responsáveis por diversos ataques ao largo do tempo.

É neste panorama histórico que encontramos estes personagens e vamos desvendando as fissuras que vão surgindo e como farão para se reencontrar e passar por episódios traumáticos, mas sem tomar partido por um ou por outro lado.

Fernando Aramburu se firmou com um ótimo contador de histórias. Por muitas vezes eu senti que estes personagens eram reais e que os episódios narrados de fato existiram. Sofri, chorei e me apaixonei por eles, além de ter pesquisado muitíssimo sobre a região durante e após a leitura, já que a narração criou raízes dentro de mim.

Este é um daqueles livros que você não quer que termine nunca. Senti que conheci estes personagens e não pude estar mais feliz quando descobri que a série da HBO vai estrear em setembro deste ano e conta com uma produção espanhola de peso. Você pode conferir o último teaser da série aqui. Então, aproveite que ainda estamos um pouquinho longe da estreia e leia o livro antes de ver a série, te garanto que vai valer muito a pena!

You May Also Like

0 comentários