É possível aprender história com livros e séries?

by - agosto 30, 2019


Já faz algum tempo que descobri que amo ficção histórica. É um dos gêneros literários que eu pouco leio, mas quando faço me envolvo muitíssimo. Descobri esse amor por esse tipo de literatura com livros que possuem como cenário a Segunda Guerra Mundial e hoje tenho lido muita coisa que foge esse tema, mas que ainda carrega parte da história mundial como pano de fundo.

Recentemente estive envolvidíssma com O Palácio de Inverno do meu queridinho, John Boyne. Com este livro descobri todo o mundo do Império dos Romanov e como foi a vida das últimas pessoas que fizeram parte desta história. Confesso que sabia muito pouco sobre a Rússia e aprendi muito com este livro que mescla ficção com a história real.

Como estava imersa nesse cenário, busquei outras fontes para me envolver mais com esta família que me despertou tanta curiosidade e cheguei a série The Last Czars (Os últimos Czares), produzida e disponibilizada pela Netflix. E só posso dizer que mergulhei ainda mais fundo neste universo que possui tanto drama, traições, riquezas e mistérios.

Pensando neste fato, posso afirmar que sim, é possível aprender muito com livros e séries que não são acadêmicos. E, na minha opinião, quando entramos nesse universo por meio de textos ou imagens que tem como propósito além de educar, entreter,  fica tudo ainda mais divertido e de fácil compreensão. Recomendo muitíssimo aos estudantes que busquem fontes lúdicas de fatos que aprendem no ciclo escolar e assim aumentar o prazer por descobrir esses pontos impactantes da nossa história.

E, aproveitando o post, recomendo muito tanto o livro O Palácio de Inverno, quanto a série documental The last Czars para quem tem interesse de saber mais sobre os Romanov ou simplesmente para descobrir uma nova paixão, como foi o meu caso.


You May Also Like

0 comentários