Um amor incômodo | Elena Ferrante

by - dezembro 11, 2018


Um amor incômodo conta uma história que faz jus ao seu título. A história se centra em Delia, uma mulher que no seu aniversário de 45 anos, descobre que sua mãe foi encontrada morta em uma praia.

Após essa perda, Delia vai fazer uma espécie de retorno ao passado, já que ela começa a se questionar sobre a forma como a morte de Amalia aconteceu e revisita a casa da mãe e lugares que elas frequentavam.

Com essa narrativa que mescla passado e presente, podemos perceber que Delia cresceu em um ambiente não saudável, sua mãe era vítima de violência doméstica e tudo isso deixou sequelas na personagem.

Este romance me pareceu ser construído com um certo toque de suspense. Eu, particularmente, fiquei o tempo todo tentando entender a Delia e suas atitudes e, também, a morte de Amalia e confesso que por ter colocado altas expectativas em cima deste último ponto, me decepcionei um pouquinho.

Porém, o ponto chave dessa história é a relação entre mãe e filha. As expectativas da maternidade perfeita, o amor incondicional, as privações e os segredos que são compartilhados pelas famílias, são pontos que foram discutidos com maestria pela autora. Foi incrível como me senti incomodada com algumas ações de Delia, mas acabei por me identificar com ela também.

Este foi o primeiro livro publicado por Elena Ferrante na Itália, mas foi um dos últimos que chegaram ao Brasil, então se você, assim como eu, ainda não conhecia a autora, essa é uma ótima porta de entrada. Com certeza, quero ler mais livros da autora e já recomendo muitíssimo.


You May Also Like

0 comentários