O conto da Aia - Margaret Atwood

by - julho 28, 2018


Sabe quando um livro te dá vários socos no estômago durante a leitura? Então, O conto da aia é um desses e é em um nível absurdo. Sério! Durante vários momentos eu precisei parar a leitura e respirar, pois aquilo estava me deixando louca e mega apreensiva com o andar da nossa sociedade.

Nesta história, houve algumas disputas que não são muito bem explicadas. Foi uma mega guerra que levou ao uso de armas químicas, biológicas e nucleares e que ocasionou em alguns problemas para a sociedade. Um destes problemas é que boa parte das mulheres se tornou infértil e algumas que conseguem engravidar podem dar a luz a bebês mal formados.

Assim, houve uma revolução teocrática e os líderes religiosos determinaram as regras da sociedade. Começaram tirando todos os direitos das mulheres e as separando em algumas categorias: as aias (mulheres que servirão para procriarem nas famílias dos comandantes), as marthas (mulheres que servem como criadas das casas ricas), as econoesposas (as que são esposas de homens de baixo escalão), as tias (as que são encarregadas em instruir as aias) e há também as que são excluídas e enviadas às colonias para trabalharem ou morrerem trabalhando.

Quem conta a história deste livro é uma aia e confesso que no começo eu não estava conseguindo entender tudo. A narrativa flui como se fosse um diário e essa aia vai contando partes da sua vida atual e partes do passado, onde ela era livre, casada e tinha uma filhinha.

Foi uma leitura densa e carregada de emoções o tempo todo. Eu ficava me questionando sobre o quão perto estamos disso acontecer e é ASSUSTADOR imaginar que podemos passar por uma situação assim. Mas, quando olhamos para o cenário político e social do mundo, podemos ver que a Margaret não estava viajando quando escreveu esse livro. Muitas coisas que acontecem nesta história já são realidade ou propostas de alguns lugares do mundo e até do Brasil.

Agora eu vou ali ver a série adaptada deste livro e você deveria correr para lê-lo.

You May Also Like

0 comentários