O apanhador no campo de centeio - J. D. Salinger

by - junho 27, 2018


O livro conta a história de Holden Caulfield, um garoto de 17 anos que vai contar pra gente o que aconteceu com ele no final do ano anterior. Ele bombou em mais uma escola particular para garotos que ele foi colocado e sabe que as coisas não vão ficar legais por conta disso.

Holden vai narrando uma série de eventos que aconteceram durante mais ou menos um final de semana. Estava perto do natal e ele já estava pra sair de férias, mas decidiu antecipar sua saída da escola, já que ele tinha sido expulso mesmo.

Algo que tenho que destacar é que mesmo este livro sendo um clássico, a linguagem utilizada é bem natural dos jovens. Holden usa alguns "palavrões" e uma forma de falar que parece mesmo um garoto. Outro ponto forte é que a adolescência aqui é colocada de forma real, Holden chega a ser bem chato e irritante, assim como eu ou você quando éramos adolescentes.

Apesar do título retornar algo ligado ao campo, a história se passa no grande asfalto de Nova York. Holden faz parte da seleta classe social do Upper Side e questiona o tempo todo os adultos, que para ele não são nada mais do que seres humanos falsos e hipócritas.

Outro ponto que preciso falar é que este livro não entrega todos os pontos da história. Muitos estudiosos discutem ainda alguns eventos que acontecem e tentam desvendar todos os mistérios desta história. No meu ponto de vista, o livro tem um tom meio depressivo e acho que isso explica o jeito de ser do Holden e seus questionamentos.

No todo foi um livro que eu adorei. Não foi uma história que devorei rapidamente, na verdade eu senti a necessidade de o ler com mais tempo, já que eu por diversas vezes me irritei com o jeito do Holden de odiar a Deus e o mundo, ainda que eu o entendesse. Foi uma história que me fez refletir bastante e que me lembrou muito as histórias do John Green e seus personagens nada conformados.

You May Also Like

0 comentários